II ENCONTRO MUNICIPAL D@S ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DE MÃE DO RIO - PA

A turma de Pedagogia da UFPA/Castanhal flexibilizada em Mãe Do Rio, torna público o edital que normatiza o II Encontro Municipal d@s Estudantes de Pedagogia – EMEPe do município de Mãe do Rio-PA.

REPRESENTANTES DAS COMISSÕES

Coordenador Geral: Victor Ferreira Monteiro
Comissão de Comunicação e Cultura: Mª Vanessa Araújo da Nóbrega
Comissão de Inscrição e Certificação: Ana Paula Chaves
Comissão de Infraestrutura: Cristiana de Nazaré
Comissão Científica: Tayane Ferreira do Amaral
Comissão Financeira e Patrocínio: Marciane da Silva Pereira
Comissão de Credenciamento: Maria Cristiane da Silva Batista



1. IDENTIFICAÇÃO

TÍTULO: II Encontro Municipal d@s Estudantes de Pedagogia

 TEMA: A educação interdisciplinar: novas metodologias e o enlace entre teoria e prática.

LOCAL:  A SER DEFINIDO

PERÍODO: 02, 03 e 04 de Setembro de 2016


2. PÚBLICO ALVO:
2.1. Participantes:
Discentes devidamente matriculados em uma Instituição de Ensino Superior – IES - pública ou privada e todos os profissionais na área da educação.

2.2. Submissão de trabalhos:
Discentes devidamente matriculados em uma Instituição de Ensino Superior – IES – pública ou privada e todos os profissionais na área da educação


3. EVENTO
O EMEPe é constituído por tod@s os estudantes de Pedagogia regularmente matriculados em uma IES e devidamente credenciado no encontro, com direito a voz e voto. É a instância máxima de deliberação do movimento estudantil municipal d@s estudantes de Pedagogia, com caráter propositivo, deliberativo e acumulativo para o encontro estadual.


4. JUSTIFICATIVA

Ampliar o conhecimento das pessoas acerca da educação interdisciplinar e de que forma ela pode ser trabalhada, vinculando o conhecimento teórico com o pratico, da mesma forma que contribui na ampliação da discussão e formação dos estudantes e profissionais da educação enquanto instrumento político de transformação social, bem como da universidade enquanto espaço de integração por excelência do saber científico como formação política para a emancipação social da comunidade na qual ela se insere principalmente aos profissionais da educação, evento que também pretende divulgar a produção dos discentes e levantar bandeiras de luta para a educação.


5. OBJETIVOS
5.1 Geral
Promover entre os estudantes e profissionais da educação de Mãe do rio e municípios vizinhos a integração política, acadêmica, cientifica e cultural através de momentos de estudos, debates, reflexões e análises sobre a educação do município e do estado assim como discutir a respeito das mudanças ocorridas neste ano e suas implicações para com a educação, entre essas implicações, discutir a educação interdisciplinar como uma nova metodologia de ensino e o enlace entre teoria e prática.
Possibilitar a inclusão de práticas interdisciplinares viabilizando através de oficinas e palestras esse conhecimento outrora esquecido. Buscando proporcionar aos participantes através das vivências lúdicas e o ensino teórico, conhecimentos pertinentes à área da educação e os meios que possibilitam a inclusão dessas práticas. O evento permitirá através de um novo olhar a cerca do tema que o enlace entre a teoria e prática é possível, utilizando as metodologias que parecem ter conexão distante com o exercício diário dos docentes.
5.2 Específicos

  • Reunir os estudantes de graduação e pós-graduação da rede pública e privada de ensino, profissionais da educação e áreas afins;
  • Contribuir para a formação dos participantes que atuam ou atuarão na área da educação;
  • Incentivar e valorizar a aproximação entre teoria e prática relacionadas à educação interdisciplinar;


6. INSCRIÇÕES

As inscrições de participantes serão realizadas somente pela Internet, no endereço: http://www.emepemdr2015.blogspot.com.br, no período de 08/07/2016 às 08h00min ao dia 20/08/2016 às 23h59min.
Terá o valor de R$20,00 (inscrição simples), e R$30,00 (inscrição com alojamento), tanto para ouvinte quanto para expositor. O comprovante nominal do depósito deverá ser anexado no ato da inscrição; a conta será disponibilizada no blog do evento. Após realizar o cadastro, o participante receberá um e-mail para confirmar a inscrição.


7. SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
As inscrições dos trabalhos serão realizadas pelo blog do EMEPe, no endereço: http://www.emepemdr2015.blogspot.com.br, no período de 08/07/2016 a 05/08/2016. Para mais informações acessar o blog.
Os trabalhos a serem apresentados no II EMEPe enquadram-se nas modalidades: Comunicação Oral e Pôster .

7.1. Comunicação Oral
O trabalho será em formato de artigo de (8.000 a 13.000 caracteres com espaço, não incluso título e autores), na fonte Arial, tamanho 12 em formato DOC ou PDF.

7.1.1. Estrutura do artigo: Título, Autores (no máximo sete e com identificação: email, vínculo institucional), Resumo, Palavras-Chave, Introdução, Metodologia, Desenvolvimento, Considerações Finais e Referências.
No caso do professor/técnico orientador ser co-autor do trabalho, o mesmo entra como Autor.

7.1.2. Exposição: A apresentação deverá durar no máximo 10 (dez) minutos de exposição e 10 (dez) minutos para questionamentos. A apresentação digital não deverá exceder 20 slides e nem utilizar fontes menores do que 18 pt.

7.2. Pôster
O trabalho será em formato de resumo (até 3.000 caracteres com espaço, não incluso título e autores), na fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, em formato DOC ou PDF.

7.2.1.  Estrutura do resumo:
Título, Autores (no máximo sete e com identificação: e-mail, vínculo institucional), Introdução, Objetivos, Métodos, Resultados e Referências. No caso do professor/técnico orientador ser co-autor do trabalho, o mesmo entra como Autor.

7.2.2. Exposição:
 O pôster deverá ser confeccionado nas dimensões 90 cm de largura por 120 cm de comprimento e contar com: o brasão da respectiva IES dos autores, título do trabalho, nome dos autores e orientador (caso houver) acompanhados dos seus respectivos e-mails e o resumo do trabalho.


8. HOMOLOGAÇÃO DE TRABALHOS

A Comissão Científica encaminhará os trabalhos para profissionais capacitados para a primeira apreciação dos trabalhos que serão devolvidos com o resultado: aprovado ou não aprovado, até às 23h59min do dia 15/08/2016. A lista de trabalhos aprovados será disponibilizada no blog do evento até às 23h59min 16/08/2016, com a seguinte consideração APROVADO PÔSTER, APROVADO COMUNICAÇÃO ORAL.


9. CRONOGRAMA GERAL DO EVENTO

08/07/2016 8h- Lançamento do Edital;
08/07 à 20/08/2016 até às 23h59min- Período de inscrição de participantes;
08/07 à 06/08/2016 até às 23h59min- Período de inscrição para Submissão de trabalhos;
16/08/2016 até às 23h59- Homologação dos trabalhos;
02/09/2016 de 08h00 às 17h00- Credenciamento.

Os casos omissos nesse Edital devem ser solucionados pela Comissão Organizadora.
Quaisquer dúvidas devem ser esclarecidas pelo endereço eletrônico: 1emepemaedorio@gmail.com ou whatsApp (91) 99626-5806, (91) 98303-5828 ou (91) 99320-8228


Comissão organizadora do II Encontro Municipal d@s Estudantes de Pedagogia.

Mãe do Rio, 08 de Julho de 2016.